Formatura do PROERD em Tarumirim


Dentre os trabalhos desenvolvidos pela Polícia Militar de Minas Gerais, destaca-se o Programa Educacional de Combate às Drogas, conhecido como PROERD. Ele é desenvolvido nas escolas em forma de lição pelos policiais militares, que ensinam aos alunos o que são as drogas e quais as estratégias que se deve adotar para resistir ao seu uso. O objetivo é criar no aluno um espírito forte, capaz de vencer as influências e poder de sedução que o mundo das drogas oferece.
Em Tarumirim aconteceu, na manhã do dia 10 de julho, a formatura de vários alunos, vindos das escolas municipais, estaduais e particulares. A cerimônia aconteceu na quadra poliesportiva da EE. Maria Teixeira da Fonseca, centro de Tarumirim, com presença de várias autoridades e presença de muitos policiais militares.
A paraninfa dos formandos, Prefeita de Tarumirim, Dalva de Oliveira, em seu pronunciamento, parabenizou à Polícia pelo brilhante trabalho e também falou sobre as drogas. Abaixo, trecho de seu discurso.
"(...). Não há como negar, atualmente, que as drogas ilícitas estão presente em muitas famílias, tirando o sono e a tranqüilidade de muitos lares, e instaurando o caos na vida das pessoas. E, infelizmente, ela atrapalha a convivência daqueles que são usuários e coloca em risco a integridade daqueles que vivem na comunidade onde ela está.
De acordo com relatório anual da ONU, divulgado em 2014, as drogas ilícitas são um grande motivador para o cometimento de crimes como homicídio, furtos, roubos, latrocínios e outros. O relatório também diz que o consumo e o tráfico de cocaína aumentaram na América do Sul, particularmente no Brasil. E que o consumo das drogas sintéticas, aquelas produzidas em laboratório, quase que dobrou nos últimos seis anos. E, um dado interessante, apontado pelo referido relatório, é que as drogas não estão presentes apenas nos países ou regiões pobres do nossa planeta, mas também crescem em países como Estados Unidos e no continente europeu.
Prefeita sendo homenageada
Sintetizando, as drogas ilícitas e prejudiciais à saúde física e mental, estão dentro das nossas casas, desfazendo famílias, atrapalhando a rotina das escolas, trazendo intranquilidade e aumentando cada dia mais os índices de criminalidade. Tarumirim também é refém dessa realidade, e os policiais militares sabem muito bem disso, melhor que eu.
Por isso, caros formandos, eu tenho um motivo especial para parabenizá-los: vocês estão no caminho certo, foram preparados para saber o que são as drogas e os malefícios que elas trazem. Acredito que nenhum de vocês vai querer, depois de tudo o que aprenderam, entrar para esse mundo terrível e assombroso, que é o mundo das drogas. Espero que vocês tenham forças e sejam resistentes. Não é por acaso que o mascote do PROERD é um leão, exatamente para lhe transmitir a mensagem da força e da resistência diante das drogas."
Tarumirim, 10 de julho de 2015.

Nenhum comentário: